segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Pescador, por mim



Cheirei-lhe o pescoço,
Senti os seus cabelos salgados,
Acariciei a pele morena e gretada pelo Sol.
Reconheci o sorriso do rapaz de 20 anos,
que me convidava para dançar.
Os dentes brancos e malandros não mentiam,
ao contrário das suas palavras:
"'Tás igualzinha ao baile de formatura!"
Nunca deixou de gostar do mar.
Aprendeu a usar o barco;
Aprendeu a usar as redes;
Até aprendeu a tatuar o braço - com a pele gretada pelo Sol - como todos
os outros pescadores faziam.
E eu,
que aprendera a tirar uma licenciatura;
que aprendera a ter o meu apartamento na Baixa Chiado;
que aprendera a ser uma mulher confiante e independente,
Nunca aprendera a desapaixonar-me por ele.
Pela pele que após 30 anos,
o Sol ajudou a bronzear e a enrugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário